Business

Flavio Maluf e Eucatex: Uma parceria de sucesso na vanguarda da sustentabilidade e inovação

A Eucatex, uma das principais empresas brasileiras no setor de manufatura, tem alcançado novos patamares de excelência sob a liderança de Flavio Maluf. Recentemente, a companhia foi destaque na prestigiosa lista Forbes Agro100 2023, ocupando a 81ª posição entre as 100 maiores empresas do agronegócio no Brasil que apresentaram forte desempenho e crescimento.

Fundada em 1951, em São Paulo, a Eucatex se consolidou como um dos maiores produtores nacionais de uma ampla gama de produtos, incluindo pisos, divisórias, portas, painéis MDP e MDF, chapas de fibra de madeira, tintas e vernizes. A empresa gera 41% de suas receitas com vendas para a indústria moveleira e 44% para o setor de construção civil, demonstrando sua relevância nesses segmentos.

Desde a década de 1960, quando pioneiramente utilizou o eucalipto como matéria-prima para painéis de forro acústico, a Eucatex tem um histórico de inovação. Hoje, sob a gestão de Flavio Maluf, a sustentabilidade permanece como um pilar fundamental das operações da empresa, permeando todas as etapas, desde o plantio até a produção, colheita e manufatura.

A Eucatex possui impressionantes 50 milhões de árvores plantadas em 35.000 hectares de terra, com capacidade para produzir 13 milhões de mudas clonadas por ano. A empresa investe fortemente em melhoramento genético para aumentar a produtividade e eficiência de suas florestas. Anualmente, a Eucatex colhe de forma sustentável 1,8 milhão de metros cúbicos de madeira para atender às demandas de produção, e os programas de reflorestamento garantem que novas mudas substituam continuamente as árvores colhidas.

Além disso, a Eucatex é pioneira na reciclagem de madeira em grande escala na América Latina. Ao coletar e reaproveitar resíduos de fabricação e entulhos de construção em biomassa, a empresa dá nova vida aos materiais descartados, evitando que sejam enviados para aterros sanitários.

A sustentabilidade também está presente nas ações sociais da Eucatex. Há mais de 20 anos, a empresa desenvolve projetos de conscientização ambiental, programas de capacitação profissional e parcerias com a comunidade, focados em preservação, saúde, segurança e educação. Escolas e universidades são convidadas a visitar as operações da empresa e aprender sobre práticas sustentáveis.

Outro marco importante na trajetória da Eucatex foi a recente inauguração da maior fazenda de energia solar do Brasil, em parceria com a Comerc Energia. Com as fábricas agora obtendo 50% do consumo de eletricidade dessa fonte renovável, a empresa reafirma seu compromisso em reduzir os impactos ambientais em todas as suas atividades empresariais.

Com um desempenho robusto, investimentos substanciais em inovação e sustentabilidade, e uma crescente participação no mercado internacional, a Eucatex está bem posicionada para continuar sua trajetória de sucesso. Sob a gestão visionária de Flavio Maluf, a empresa está preparada para enfrentar os desafios futuros e consolidar sua posição como líder no setor de manufatura, combinando excelência operacional, responsabilidade socioambiental e inovação constante.

Related Articles

Back to top button